bike helmet

 

 

Desde o seu lançamento em 2009 pela prefeitura de São Paulo a Ciclofaixa continua a ganhar novos adeptos. Já foi modificada e ampliada diversas vezes, seu horário de funcionamento foi estendido e recebe por volta de 100 mil pessoas todos os domingos e feriados. Dentre seus usuários mais assíduos estão as crianças e adolescentes.

A bicicleta é um dos esportes recreativos mais praticados em todo o mundo mas, como acontece com qualquer atividade física, não é isenta de riscos. As crianças estão sujeitas ao risco de ferimentos por fatores intrínsecos, tal como exceder sua habilidade ou nível técnico, e por fatores extrínsecos, como desviar de um obstáculo ou sofrer impacto de um veículo.  O ciclismo é uma das principais causas de lesão esportiva tratadas nos serviços de emergência.

O uso de capacete pode prevenir ou reduzir a gravidade da lesão cerebral durante um acidente de bicicleta. Os capacetes atuam absorvendo e dissipando um parte da energia gerada pelo trauma. Consiste de uma espuma rígida e deformável coberta por uma fina camada plástica. A sua correta colocação é importante para maximizar a proteção.

O capacete deve ser colocado diretamente no topo da cabeça com cobertura da parte superior da testa. O correto posicionamento é paralelo ao chão. Se for inclinado para trás, não vai proteger a testa. O capacete se encaixa bem. Não se move ao redor da cabeça ou desliza para baixo sobre os olhos quando empurrado ou puxado. Existe diversos tamanhos e modelos que se encaixam de forma ligeiramente diferente. A criança deve experimentar vários capacetes para encontrar aquele com melhor ajuste.

Mesmo quando usado de forma correta o capacete não oferece um grau ilimitado de proteção, em especial contra acidentes de alta energia. O capacete após o impacto é danificado e não deve ser reutilizado. Ele serviu ao seu propósito e não pode prover proteção adequada em outro acidente.

Recomendações:

1- Todos os ciclistas devem usar equipamentos de proteção, dentre eles o CAPACETE.

2- As crianças que andam como passageiros devem usar capacete de tamanho adequado e ser colocadas de forma segura em um assento apropriado, nunca no guidão ou crossbar.

3- Os passageiros devem ser de pelo menos 1 ano de idade. A maioria das crianças com 1 ano tem musculatura e força suficiente para controlar o movimento da cabeça durante uma parada brusca.

4- Todo capacete deve ser substituido após 5 anos ou antes em caso de acidente.

5- Pais e crianças devem aprender todos os aspectos que envolvem a segurança na prática do ciclismo. O uso do capacete é apenas 1 dos aspectos de segurança.

Voltar para Matérias