Bronquiolite

A bronquiolite é uma infecção viral aguda dos bronquíolos, estrutura pulmonar envolvida na condução do ar.

Vários tipos de vírus podem causar a doença, porém o vírus sincicial respiratório é o mais frequentemente relacionado.

Geralmente acomete crianças menores de 2 anos que apresentam sintomas respiratórios como tosse, coriza e espirros acompanhados de febre. Em algumas situações a criança pode apresentar desconforto para respirar, aumento da frequência respiratória e “chiado no peito”, o que deve motivar a procura por um pediatra.

Na maior parte das vezes o quadro é limitado a 5 -7 dias, sendo o tratamento domiciliar com fluidificação das secreções (inalação) eficaz.

Como medidas preventivas deve-se evitar o contato com pessoas doentes e realizar adequadamente a higiene das mãos.

Crianças em aleitamento materno possuem menor risco de contrair a doença.

Para evitar essa doença, recém nascidos prematuros de risco devem receber um medicamento chamado palivizumab nos meses de maior circulação viral.

O programa de prevenção da infecção pelo vírus sincicial respiratório do governo contempla os seguintes pacientes:

• Crianças menores de 1 ano de idade, que nasceram prematuras com idade gestacional menor que 29 semanas.
  • Crianças menores de 2 anos de idade, com doença pulmonar crônica da prematuridade com necessidade de tratamento nos últimos seis meses.
  • Crianças menores de 2 anos de idade, com doença cardíaca congênita, com repercussão hemodinâmica demonstrada.