O “baby led weaning” ou comer com as mãos é uma técnica de promover a transição da dieta líquida para a sólida em bebês.
A transição do alimento líquido para o sólido está vinculada ao desenvolvimento neurológico da criança, que geralmente apresenta um padrão motor oral coordenado e postura corporal adequada entre 5 e 7 meses.
A técnica consiste em oferecer diversos tipos de alimentos em porções e pedaços de dimensões adequadas e deixar que a criança se alimente sozinha. A criança que escolhe o alimento, leva até a boca e come se gostar.
Deixar a criança participar da alimentação, introduzir diferentes tipos de textura no cardápio e reconhecer suas preferências por sabor são muito importantes na iniciação aos alimentos sólidos. Porém, a ingesta inadequada de alimentos pode comprometer o crescimento com risco de desnutricão e deficiência de micronutrientes.
A melhor forma de promover a transição alimentar é o equilíbrio entre consumo adequado de calorias e nutrientes e autonomia alimentar. Oferecendo alimentos saudáveis e com apresentação compatível ao seu grau de desenvolvimento.