engatinhar1

Qual é a importância de o bebê engatinhar?

Quando o bebê aprende a engatinhar ele ganha mobilidade e amplia seus horizontes. Com isso, adquire maior liberdade para explorar o ambiente ao seu redor.

A partir de que idade essa prática se inicia?

Os bebês aprendem a engatinhar entre 7-10 meses de idade. Mas a aquisição dessa habilidade é influenciada pelos estímulos oferecidos ao bebê.

Como os pais podem incentivar o bebê a engatinhar?

A maneira mais efetiva de estimular o  bebê a engatinhar é deixa-lo de barriga para baixo em uma superfície plana e colocar objetos de interesse ao seu redor. Pode ser um brinquedo preferido ou até mesmo o chamado dos pais.

Existem bebês que não engatinham? Como estimulá-los?

Alguns bebês podem demorar mais para engatinhar e até mesmo pular essa fase. Aqueles bebês com maior resistência em ficar de barriga para baixo (tummy time) tem maior demora em adquirir essa habilidade. Com a orientação de colocar os bebês de barriga para cima (back to sleep) para evitar a morte súbita o tempo de exposição de barriga para baixo foi reduzido e assim são menos estimulados a engatinhar.

Quais são os cuidados que os pais precisam se atentar junto aos bebês que engatinham?

Uma vez engatinhando os espaços de convivência passam a ser maiores. E os riscos de acidente doméstico aumentam. Nessa hora deve-se rever o ambiente físico de maneira a minimizar esses eventos. Deve ter atenção com mesas de centro, quinas, tomadas, portas e gavetas. Objetos pequenos e enfeites que podem ser levados à boca devem ficar longe do alcance do bebê.

Até que idade o bebê engatinha?

Com a continuidade do desenvolvimento motor o bebê passa a erguer o tronco e se colocar de pé. A partir dai vai adquirir novas habilidades até conseguir andar de forma autônoma. Até adquirir um bom equilíbrio em pé ele ainda vai se deslocar preferencialmente engatinhando. Mas a medida que se sentir mais seguro vai deixar de engatinhar.

Voltar para matérias