Fimose/Circuncisão/Postectomia

Posted

FIMOSE

CIRCUNCISÃO -  procedimento cirúrgico no qual a pele que cobre o final do o pênis é removida.

• Estudos científicos mostram alguns benefícios médicos da circuncisão. No entanto, esses benefícios não são suficientes para a Academia Americana de Pediatria recomendar que todos os meninos sejam submetidos ao procedimento.
  • Os pais podem querer que seus filhos sejam operados por razões religiosas, sociais e culturais.
  • Uma vez que a circuncisão não é essencial para a saúde da criança, os pais devem escolher o que é melhor para o seu filho, olhando para os benefícios e riscos.
  • Ao nascer, os meninos possuem uma pele que cobre o final do pênis, chamado de prepúcio.
  • A circuncisão remove cirurgicamente o prepúcio, expondo a ponta do pênis.
  • Diferentes técnicas podem ser aplicadas na cirurgia. Existe a cirurgia convencional e aquelas que utilizam anel plástico. A escolha da técnica depende da experiência do cirurgião e deve ser discutida em uma visita pré operatória.

FAZER

• Razões para realizar a circuncisão:
    • Risco menor de infecções do trato urinário (ITUs).
    • Menor risco de contrair câncer de pênis.
    • Risco menor de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo o HIV, o vírus da AIDS.
    • Prevenção de infecções do prepúcio.
    • Higiene genital mais fácil.

NÃO FAZER

• Razões para não realizar o procedimento:
    • Como em qualquer cirurgia, a circuncisão tem alguns riscos. Sangramento e infecção.
    • O prepúcio tem um papel de proteger a ponta do pênis. Quando removido, a ponta do pênis fica exposta e aumenta o risco de estenose de uretra.
    • Os meninos não operados podem aprender a realizar higiene adequada e diminuir suas chances de contrair infecções, câncer de pênis e doenças sexualmente transmissíveis.

CUIDADOS DE HIGIENE

• Se optar por não realizar o procedimento no seu filho, alguns cuidados de higiene devem ser tomados. E, em idade oportuna, ele irá ser educado para realizar a higiene de forma adequada.
  • O prepúcio geralmente não se retrai por vários anos e não deve ser forçado.
  • Deve-se lavar a região genital durante o banho.
  • Você não precisa fazer nada especial, apenas limpeza com água e sabão.
  • Mais tarde, quando o prepúcio se retrair, os meninos devem aprender a lavar debaixo do prepúcio todos os dias, gentilmente, afastando-o da ponta do pênis.