Gripe não é resfriado

Posted

Não se deve confundir gripe com resfriados comuns.

A gripe é uma doença infecciosa causada pelo virus influenza que provoca febre alta, coriza, tosse, mal estar e diminuição do apetite. A maioria dos casos tem uma evolução benigna mas pode apresentar complicações como pneumonia e necessidade de internação hospitalar. Habitualmente ocorre em surtos, sendo os meses de outono e inverno de maior circulação viral.

O resfriado é causado por outros tipos de vírus, têm sintomas parecidos porém mais leves, suaves e com menor duração.

A gripe pode ser prevenida pela vacinação. A vacina é fabricada com pedaços de vírus morto e, portanto, não causa doença. A vacina garante proteção apenas ao vírus vacinal, não sendo eficaz contra outros vírus como os causadores do resfriado.

A vacina esta indicada em adultos, adolescentes e crianças acima de 6 meses. Como forma de proteção dos menores de 6 meses, que não podem ser vacinados, a vacina deve ser aplicada em seus familiares e cuidadores.

A composição da vacina é atualizada a cada ano de acordo com os vírus circulantes e segue recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A campanha anual de vacinação contra influenza da secretaria de saúde do estado de São Paulo está prevista para ocorrer entre os dias 5 e 25 de maio.  A população alvo da campanha são idosos com 60 anos ou mais, crianças a partir de 6 meses, gestantes, menores de 2 anos, profissionais de saúde e indígenas.

Leve seu filho para vacinar no posto de saúde ou na clínica particular. O importante é estar protegido.

Para os pais desavisados: o benefício da vacina se estende a vocês.

Voltar para MATÉRIAS