O nascimento prematuro é aquele que ocorre antes das 37 semanas.

Nem sempre bebês que nascem antes da hora irão apresentar complicações e dificuldades nos primeiros dias de vida. O tempo da gestação não é um fator que deve ser considerado isoladamente para avaliar o bebê. Dependendo da história da gestação podemos ter bebês que nascem antes das 37 semanas e se comportam como se fossem mais velhos. Conseguem se adaptar bem ao desafio do nascimento.

Porém, quanto menor for a idade gestacional maior será o desafio desse bebê após o nascimento. Isso porque ele não completou todo o ciclo de desenvolvimento e os seus órgãos estão imaturos e não completamente prontos para enfrentar o desafio de funcionar de forma autônoma, sem a ajuda da mãe, que durante a gestação o auxilia através da placenta.

Por isso, muitos bebês prematuros acabam ficando internados por um período mais longo no hospital, onde a ajuda à vida fora do útero é oferecida pelos médicos e equipe de neonatologia da maternidade.

Idade gestacional corrigida x  Idade gestacional cronológica

Após a alta hospitalar esses bebês ainda necessitam de cuidados diferenciados. Para otimizar essa transição são definidas duas idades diferentes.

  • Uma idade cronológica, que considera o dia do nascimento propriamente dito.
  • Uma idade gestacional, que considera a data que o bebê completaria 40 semanas, ou seja, a data que ele estava programado para nascer.

Devemos considerar sempre a idade gestacional corrigida quando comparamos os bebês prematuros com aqueles nascidos a termo, quando nos programamos para a introdução alimentar ou ainda quando observamos seu desenvolvimento neurológico.

A idade cronológica é utilizada para orientar o calendário vacinal.

O seguimento do bebê prematuro envolve outros pontos de particularidade por uma maior frequência de doenças relacionadas ao nascimento antecipado.

Portanto, o acompanhamento desses bebês deve ser feito com pediatra acostumado com esse tipo de seguimento, que demanda uma maior frequência de consultas e maior monitorização laboratorial.

Voltar para materias