Refluxo Gastroesofágico

Posted

drge

Refluxo gastroesofágico é o refluxo do conteúdo alimentar presente no estômago de volta para o esôfago.

Não é incomum que ele ocorra entre os indivíduos. E nem sempre vai ser considerado doença. A maior parte das pessoas vai apresentar algum grau de refluxo após as refeições sem que isso traga sintomas ou repercussões.

Os bebês, em especial aqueles menores de 6 meses, estão mais sujeitos ao refluxo. Isso ocorre pois apresentam uma imaturidade do trânsito intestinal, se alimentam com uma regularidade muito maior, frequentemente estão com o o estômago cheio e possuem a válvula, chamada esfíncter esofagiano inferior,  que regula a passagem do alimento entre o esôfago e o estômago parcialmente incompetente.

Apesar de tudo isso eles estão sempre sorrindo e, por isso, são chamados de “vomitadores felizes”. Ou seja, o refluxo não traz sintomas e repercussões para o dia a dia. É o chamado refluxo gastroesofágico fisiológico.

Porém, quando associado ao refluxo a criança tem baixo ganho de peso, apresenta grande irritabilidade, tem dor e chora às mamadas o refluxo deixa de ser fisiológico e passa a ser considerado doença. Nessa situação, o tratamento medicamentoso e postural deve ser considerado.

Voltar para Matérias