INTRODUÇÃO
O impacto de uma noite mal dormida para uma criança pode ser significativo.
Existe evidência de efeitos deletérios sobre o desenvolvimento cognitivo (aprendizado, memória, funções executivas), sobre o humor (irritabilidade, alteração da modulação do afeto), sobre a atenção, sobre o comportamento (agressividade, hiperatividade, perda do controle do impulso) e sobre a saúde propriamente física (aumento na incidência de acidentes, disfunção imunológica e metabólica).
Existe uma base sólida de literatura para apoiar a abordagem comportamental para os problemas de sono da infância. Além disso, a abordagem comportamental se mostra mais eficiente que a abordagem farmacológica e mais aceita pelas famílias.
Uma em cada três crianças menores de cinco anos apresenta problemas de sono.
CLASSIFICAÇÃO
A insônia comportamental da infância é dividida em 2 grandes subtipos:
- O distúrbio associado à iniciação do sono: Que geralmente ocorre entre 6 meses e 3 anos de idade. Nesse cenário, o problema ocorre pela construção de uma rotina de sono disfuncional. Os bebês são colocados para dormir após serem ninados no braço e são alimentados para induzir o sono. Se esse padrão se tornar um hábito, as crianças vão sempre precisar desses rituais para dormirem.
- O distúrbio da falta de limites: Caracteriza-se pela recusa em ir para a cama no horário de dormir. Comum nas crianças em idade pré-escolar que estão cada vez mais independentes e testam os limites dos pais, inclusive na hora do sono.
OBJETIVO DO TRATAMENTO
Objetivo da abordagem comportamental:
- Distúrbio associado à iniciação do sono: O objetivo é que seu filho fique na cama e aprenda a adormecer sozinho - sem ser segurado, balançado ou amamentado. A se tornar independente de rituais disfuncionais.
- Distúrbio da falta de limites: O objetivo é criar rotinas e limítes para que seu filho aprenda a adormecer por si mesmo. A maior parte dos problemas pode ser evitada com uma rotina definida e algumas regras. Não podemos fazer uma criança dormir, mas podemos colocar a criança na cama e organizar o ambiente para que o sono se torne mais provável.
Aprender uma nova rotina na hora de dormir pode ser difícil e alguns protestos são inevitáveis. Mas, você pode usar uma das abordagens apresentadas abaixo para lidar com o problema de sono. Escolha a abordagem que você se sente mais confortável.
É importante que ambos os pais estejam alinhados. Vocês devem estar preparados para seguir com o programa escolhido. Escolha um momento em que não estejam cansados para começar, talvez uma sexta à noite.
O treinamento pode ser conduzido pelos pais com ou sem o auxílio de consultores do sono.
Se você tem mais de um filho e eles compartilham o quarto talvez seja preciso separá-los por um tempo.
TRATAMENTO
Estratégias comportamentais:
- Extinção - "deixar chorar" - Os pais colocam a criança na cama no horário acordado e ignoram os chamados e protestos até a manhã seguinte. Apesar de continuar monitorando o bem estar, saúde e segurança da criança.
- O maior obstáculo é a falta de consistência do método pelos pais. No método é necessário ignorar independente do tempo de protesto. Se os pais responderem após determinado tempo de choro isso apenas fará com que a criança chore por períodos mais longos.
- A maior desvantagem do método é o stress que é gerado nos pais, apesar de demonstrar uma rápida resposta do ponto de vista de melhora do comportamento da criança em relação às outras formas de abordagem comportamental.
- O primeiro estudo com o método foi conduzido por Willians em 1959.
- Uma variante do método, extinção com a presença dos pais, propõe a mesma metodologia porém com um dos país no quarto ignorando o chamado do filho. É bastante utilizado na Inglaterra.
- Extinção Gradual - "Treinamento do sono"
- Os pais colocam a criança na cama no horário acordado e ignoram os chamados e protestos por períodos/intervalos de tempo acordados. Que podem ser fixos ( a cada 5 minutos) ou progressivos ( 2min - 5min - 7min - 10min...).
- Esses intervalos são definidos pelo limiar de tolerância dos pais ao choro e à observação do comportamento da criança.
- Nos eventos de checagem, os pais devem confortar a criança por um curto intervalo que varia de 15seg-1min.
- Os pais são orientados a interagir o menos possível om a criança.
- O protocolo foi popularizado por Ferber em 1985.
- SUGESTÃO DE PROTOCOLO EM ANEXO
- Rotinas positivas
- Compreende estabelecer rotinas agradáveis e relaxantes (ouvir música, tomar banho, ser acalentado) 30 min-1 hora antes de deitar. E adiar a hora de dormir até perceber que a criança está cansada e irá adormecer rapidamente.
- Após estabelecer o hábito de adormecer de maneira rápida o momento de colocar na cama é gradualmente antecipado em 15 a 30 minutos a cada dia.
- Geralmente é utilizado em paralelo com os outros métodos.
- Foi primeiro utilizado por Milan em 1981.
RESULTADOS
A maior parte dos autores (94%) concorda que a abordagem comportamental produz resultados clinicamente significantes. A melhora do padrão de sono entre as crianças pode ocorrer espontâneamente mas é antecipada com as abordagens comportamentais.
Abordagens combinadas como rotina positiva + Extinção gradual são frequentemente empregadas. Nenhuma abordagem se mostra melhor que outra.
Uma preocupação dos país é um possível impacto emocional nas crianças submetidas à abordagem comportamental. São preocupações: irritabilidade, distúrbio do comportamento, baixa auto estima, choro e insegurança. A conclusão que se tira é que nenhum desses possíveis efeitos adversos ocorrem nas crianças submetidas à abordagem comportamental. Pelo contrário, existe a descrição de melhora do comportamento durante o dia com o tratamento.
Também é descrito uma melhora no sono dos pais com redução de stress e depressão materna.
ROTINA DE DORMIR
Como estabelecer uma rotina de dormir:
- Certifique-se de que o quarto do seu filho é confortável. Deve estar bem ventilado e com temperatura adequada.
- Deixe uma luz de segurança se ele tem medo do escuro.
- Defina um horário de dormir. Habitualmente se orienta entre 19-20h. Mas a rotina familiar pode influenciar nessa decisão.
- Dependendo da idade de seu filho, combine algumas regras simples que você gostaria que ele seguisse.
- Respeitar a hora de ir para cama.
- Ficar na cama até de manhã.
- Ficar tranquilo no quarto sem chamar pelos pais.
- Lembre o seu filho quando chegar perto da hora de dormir, cerca de 30 minutos antes.
- Realize atividades de pouco estímulo perto da hora de dormir, como leitura, quebra-cabeças ou colorir.
- Interrompa as atividades antes da hora de dormir. Cerca de dez minutos antes.
- Ajude seu filho com a escovação dos dentes, ida ao banheiro e a organizar a cama.
- Quando ele estiver na cama, leia uma história ou cante algumas músicas.
- Então, diga boa noite e saia do quarto.
QUANDO ELE SAI DA CAMA
O que fazer se seu filho sai constantemente da cama:
- Geralmente ocorre na fase em que o berço é substituido pela cama.
- Quando acontecer, coloque ele novamente na cama e diga a ele para ficar calmo e tentar dormir. Explique que ele não deve levantar e não deve sair do quarto. Ignore os protestos.
- Se ele voltar a sair encoste a porta do quarto. Assim que ele ficar calmo e conseguir ficar deitado volte a abrir a porta do quarto. Repita este passo toda vez que ele sair do quarto. Ele vai entender que é melhor ficar deitado de porta aberta do que com a porta fechada.
- Fechar a porta e explicar de forma calma é mais efetivo do que ameaçar ou realizar punições.
- Se o seu filho perambula durante a noite e vai para sua cama, volte a coloca-lo na própria cama e não converse muito com ele nessa hora. Tente fazer isso rapidamente. E se ele voltar a vir para a cama, volte ele imediatamente e desta vez feche sua porta.