Tummy time

No último post falamos sobre o “Back for sleep”. Posicionar o bebê de costas é a forma mais segura dos bebês dormirem, com menor risco de morte súbita.

 

Embora seja importante colocar o seu bebê de costas para dormir, também é necessário estimulá-lo de barriga para baixo.

Você deve colocar o bebê de barriga para baixo quando ele estiver acordado e alerta.

 

Coloque-o em sua barriga ou em uma superfície sólida como o chão. Posicione um brinquedo na frente dele e o envolva na brincadeira. Realizando essa atividade de forma regular há o estímulo da musculatura do pescoço e evita a plagiocefalia, que é o desenvolvimento assimétrico da cabeça.

 

Manter o bebê por tempo prolongado sobre um único ponto de pressão pode levar a assimetrias cranianas, deixando a cabeça mais plana na parte posterior. Embora não tenha implicação sobre o neurodesenvolvimento, essa condição pode causar problemas estéticos.

 

Alguns pais relatam que seus filhos não toleram ser posicionados de bruços. Referem que os filhos choram e ficam irritados a cada tentativa de deixá-los nessa posição. Algumas dicas podem ajudar nessa questão:

 

1. Inicie cedo as atividades. Você pode expor precocemente  o seu filho. Quanto mais cedo você começar, mais provável que o seu filho aceite essa posição.

 

2. Evolua de forma gradual. Acostume e mantenha o bebê cada vez mais tempo na posição. O objetivo é ficar por pelo menos 30 minutos. Se o seu bebê chorar excessivamente, interrompa o exercício.

 

3. Distraia sua atenção. Você pode tocar música, cantar, agitar brinquedos e bater palmas, mantendo o bebê ocupado até você gradualmente esticar o tempo de exercício.

 

4. Transforme numa rotina. Ter um horário pré estabelecido torna mais fácil de lembrar do exercício.