cópia de agua

Em um post mais antigo escrevi sobre rotavírus, um dos principais agentes causadores de diarréia.

Volto ao tema “Diarréia” fora de época. Assim como a doença, chamada doença do verão, que resolveu se manifestar de forma atípica no inverno.

De certo que diarréia é uma doença infecciosa que ocorre durante todo o ano, mas temos visto um maior número de casos para a época que estamos.

A doença tem como modo de transmissão a via oral, porta de entrada dos patógenos diarréicos capazes de romper as barreiras de defesa do organismo. São diversas as causas da doença, como: vírus, bactérias e parasitas.

A má qualidade da água é sucessivamente associada ao desenvolvimento de doença diarreica aguda em todo o mundo. Segundo relatório da OMS, 88% das mortes por diarréia são atribuídas à má qualidade da água, saneamento inadequado e falta de higiene.

No país, as políticas públicas destinadas à infra estrutura urbana estão longe do mínimo aceitável. A saúde tem recebido uma atenção secundária. O mal cuidado com o esgoto, o gerenciamento inadequado de resíduos sólidos e a recente crise da água em São Paulo expõe a falta de planejamento.

A qualidade da água oferecida à população é questionável. Com a grave crise que passa o sistema cantareira e a necessidade de utilização do chamado volume morto  há incertezas quanto a potabilidade dessa reserva. Quanto mais baixo o nível dos reservatórios, maior é a concentração de poluentes, como compostos inorgânicos – metais e outros agentes tóxicos -,  orgânicos – hidrocarbonetos aromáticos, biocidas e fármacos – e microbiológicos, como bactérias, vírus, fungos e protozoários patogênicos. A Sabesp garante a qualidade da água.

Coincidência ou não, temos orientado nossos pacientes a apenas consumirem água de boa qualidade e a adotarem medidas preventivas para controle de transmissão da diarréia.

Para prevenir a infecção o mais indicado é lavagem de mãos e de objetos contaminados. Lavagem de brinquedos e utensílios de cozinha. Correta manipulação de alimentos e uso de solução desinfetante em frutas e legumes que vão ser ingeridos crus.

Voltar para Matérias