Tenha paciência com seu filho enquanto ele aprende a comer de forma autônoma.
Encoraje ele a comer sozinho. Use talheres e copos compatíveis com a idade.
Ofereça 3 principais refeições e 2 ou 3 lanches uniformemente espaçados.
Atenção aos alimentos de risco para engasgo/sufocamento: nozes, pipoca, hot dogs, uvas, vegetais crus e duros.
As refeições são semelhantes em composição às da família. Apenas os alimentos mais rígidos e fibrosos que devem ser partidos para permitir uma ingestão mais fácil.
Deve-se evitar o consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcar, gordura e sal.
Deve-se estimular o consumo de frutas e verduras.
As verduras de folha verde escura possuem maior teor de ferro, cálcio e vitaminas.
Hábitos alimentares adquiridos nessa idade se mantêm na vida adulta.
A ingesta de leite deve ser restrita a 2-3 vezes ao dia – totalizando 400-600ml por dia.
O ideal é evitar a substituição das refeições principais pelo leite.
Entre 1 e 3 anos de idade a quantidade de água recomendada é 1300ml por dia. Sendo que 900ml como água e outras bebidas (não leite).
A criança deve ter autonomia para fazer algumas escolhas quanto ao que comer. Ofereça 2 ou 3 opções.
A criança deve decidir sobre a quantidade que vai comer. Não se deve forçar a alimentação.
O ideal é que a criança coma com a família, sentada à mesa.
A preocupação quanto à recusa alimentar passa a ser frequente nessa idade. A velocidade de crescimento diminui, assim como as necessidades nutricionais e o apetite.
Nessa idade a criança passa por um processo de neofobia. As novidades alimentares são rejeitadas de início. Paciência, criatividade e persistência são as ferramentas necessárias para incluir diferentes alimentos com diferentes cores e texturas. Insista na oferta, porém sem forçar.
Recomendações de ingesta:
Cálcio(1-3 anos): 700mg por dia. Ex: leite 100ml =125mg; Rúcula 100g = 160mg; Iogurte integral 200g = 300mg; Grão de bico 100g=105mg.
Vitamina D: 600UI por dia.
Sal (1-3 anos): 1g/dia. Equivalente a ½ da tampa da caneta bic.
Vide cardapio anexo abaixo.
VACINAS
Mantenha as vacinas atualizadas.
Após a aplicação de vacinas é comum o bebê apresentar dor no local, febre e mais sonolência.
Se estiver com dor ou febre pela aplicação das vacinas pode ser utilizado um analgésico.
DESENVOLVIMENTO E ESTÍMULO - O QUE A MAIORIA DOS BEBÊS REALIZA AOS 18 MESES
SOCIAL E EMOCIONAL
Bebês com 18 meses gostam de trazer objetos para os pais como brincadeira.
Apresentam crises de birra.
Têm medo de estranhos.
Demonstram afeto por familiares.
Brincam de faz de conta, como dar comida para um boneco.
Ficam tímidos e se agarram aos pais em situações novas.
Apontam os objetos para os outros para demonstrar interesse.
Exploram o ambiente sozinhos mas se sentem confortáveis com os pais por perto.
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Os bebês com 18 meses falam diversas palavras.
Falam e balançam a cabeça para o não.
COGNITIVO (APRENDIZAGEM/SOLUÇÃO DE PROBLEMAS)
Os bebês de 18 meses já sabem para que serve os objetos comuns, como telefone, colher e escova.
Apontam para identificar uma parte do corpo.
Rabiscam em uma folha sem ajuda.
São capazes de seguir comandos simples sem utilizar nenhum gesto.
DESENVOLVIMENTO MOTOR
Bebês de 18 meses já sabem andar.
Alguns já sabem correr e subir degraus.
São capazes de puxar objetos enquanto andam.
Ajudam a tirar a roupa.
Bebem do copo sem derramar muito.
Comem com a colher sem derramar muito.
COMO ESTIMULAR MEU BEBÊ
Ofereça um ambiente confortável e seguro, eles gostam de brincar em ambientes familiares que já frequentaram anteriormente.
Elogie os bons comportamentos mais do que pune os inadequados.
Descreva as emoções/reações de seu filho, por exemplo, “você fica feliz quando cantamos essa música né?”.
Estimule ele a brincar de faz de conta, entre na brincadeira.
Desenvolva a empatia. Por exemplo, quando encontrar uma criança triste diga a ele para abraçar o amiguinho.
Leia livros e fale sobre as imagens usando palavras simples.
Use palavras que descrevam emoções e sentimentos.
Faça perguntas simples.
Brinque com blocos, quebra cabeças simples, bolas e brinquedos que ensinem causa e efeito e resolução de problemas.
Presenteie ele com brinquedos que estimulem o faz de conta.
Brinque com bola para ensinar a chutar, rolar e jogar.
Estimule ele a utilizar copo e talheres, não se importe com a sujeira.
Brinque com bolhas de sabão e faça ele estourar.
Ensine seu filho a não bater, morder ou machucar outro pessoas ou animais de estimação.
Seu filho pode deixar de ser independente e voltar a se agarrar em vocês; isto é normal.
Se tem dois ou mais filhos, passe um tempo em separado com cada criança.
Treinamento para saída das fraldas
Sinais de prontidão:
Permanecer seco por 2 horas.
Saber se está molhado ou seco.
Ser capaz de levantar a abaixar a calça.
Estar disposto a aprender.
Saber reconhecer se ele vai evacuar ou fazer xixi.
Leia livros sobre o tema para seu filho.
Leve seu filho como acompanhante ao banheiro.
Parabenize seu filho se ele sentar no penico ou no redutor de assento.
Leve seu filho para escolher roupas íntimas.
Abordagem no comportamento:
Defina limites que são importantes para você e oriente todos os cuidadores.
Seja consistente na postura com seu filho.
Se aplicar castigos, faça de curta duração.
Diga ao seu filho de forma simples o que ela fez de errado.
SEGURANÇA
Mova os móveis para longe das janelas.
Ajude seu filho quando ele estiver na escada.
Ao sair da garagem fique atento no seu filho para que ele não seja atropelado.
Evite queimaduras mantendo líquidos quentes, fósforos, isqueiros e o fogão longe de seu filho.[/learn_more]