Orientação 18 meses

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ALIMENTAÇÃO

 

  • Tenha paciência com seu filho enquanto ele aprende a comer de forma autônoma.
  • Encoraje ele a comer sozinho. Use talheres e copos compatíveis com a idade.
  • Ofereça 3 principais refeições e 2 ou 3 lanches uniformemente espaçados.
  • Atenção aos alimentos de risco para engasgo/sufocamento: nozes, pipoca, hot dogs, uvas, vegetais crus e duros.
  • As refeições são semelhantes em composição às da família. Apenas os alimentos mais rígidos e fibrosos que devem ser partidos para permitir uma ingestão mais fácil.
  • Deve-se evitar o consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcar, gordura e sal.
  • Deve-se estimular o consumo de frutas e verduras.
  • As verduras de folha verde escura possuem maior teor de ferro, cálcio e vitaminas.
  • Hábitos alimentares adquiridos nessa idade se mantêm na vida adulta.
  • A ingesta de leite deve ser restrita a 2-3 vezes ao dia – totalizando 400-600ml por dia.
  • O ideal é evitar a substituição das refeições principais pelo leite.
  • Entre 1 e 3 anos de idade a quantidade de água recomendada é 1300ml por dia. Sendo que 900ml como água e outras bebidas (não leite).
  • A criança deve ter autonomia para fazer algumas escolhas quanto ao que comer. Ofereça 2 ou 3 opções.
  • A criança deve decidir sobre a quantidade que vai comer. Não se deve forçar a alimentação.
  • O ideal é que a criança coma com a família, sentada à mesa.
  • A preocupação quanto à recusa alimentar passa a ser frequente nessa idade. A velocidade de crescimento diminui, assim como as necessidades nutricionais e o apetite.
  • Nessa idade a criança passa por um processo de neofobia. As novidades alimentares são rejeitadas de início. Paciência, criatividade e persistência são as ferramentas necessárias para incluir diferentes alimentos com diferentes cores e texturas. Insista na oferta, porém sem forçar.
  • Recomendações de ingesta:
    • Cálcio(1-3 anos): 700mg por dia. Ex: leite 100ml =125mg; Rúcula 100g = 160mg; Iogurte integral 200g = 300mg; Grão de bico 100g=105mg.
    • Vitamina D: 600UI por dia.
    • Sal (1-3 anos): 1g/dia. Equivalente a ½ da tampa da caneta bic.
  • Vide cardapio anexo abaixo.
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VACINAS

 

  • Mantenha as vacinas atualizadas.
  • Após a aplicação de vacinas é comum o bebê apresentar dor no local, febre e mais sonolência.
  • Se estiver com dor ou febre pela aplicação das vacinas pode ser utilizado um analgésico.

 

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DESENVOLVIMENTO E ESTÍMULO - O QUE A MAIORIA DOS BEBÊS REALIZA AOS 18 MESES

 

  • SOCIAL E EMOCIONAL
    • Bebês com 18 meses gostam de trazer objetos para os pais como brincadeira.
    • Apresentam crises de birra.
    • Têm medo de estranhos.
    • Demonstram afeto por familiares.
    • Brincam de faz de conta, como dar comida para um boneco.
    • Ficam tímidos e se agarram aos pais em situações novas.
    • Apontam os objetos para os outros para demonstrar interesse.
    • Exploram o ambiente sozinhos mas se sentem confortáveis com os pais por perto.
  • LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
    • Os bebês com 18 meses falam diversas palavras.
    • Falam e balançam a cabeça para o não.
  • COGNITIVO (APRENDIZAGEM/SOLUÇÃO DE PROBLEMAS)
    • Os bebês de 18 meses já sabem para que serve os objetos comuns, como telefone, colher e escova.
    • Apontam para identificar uma parte do corpo.
    • Rabiscam em uma folha sem ajuda.
    • São capazes de seguir comandos simples sem utilizar nenhum gesto.
  • DESENVOLVIMENTO MOTOR
    • Bebês de 18 meses já sabem andar.
    • Alguns já sabem correr e subir degraus.
    • São capazes de puxar objetos enquanto andam.
    • Ajudam a tirar a roupa.
    • Bebem do copo sem derramar muito.
    • Comem com a colher sem derramar muito.
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COMO ESTIMULAR MEU BEBÊ

 

  • Ofereça um ambiente confortável e seguro, eles gostam de brincar em ambientes familiares que já frequentaram anteriormente.
  • Elogie os bons comportamentos mais do que pune os inadequados.
  • Descreva as emoções/reações de seu filho, por exemplo, “você fica feliz quando cantamos essa música né?”.
  • Estimule ele a brincar de faz de conta, entre na brincadeira.
  • Desenvolva a empatia. Por exemplo, quando encontrar uma criança triste diga a ele para abraçar o amiguinho.
  • Leia livros e fale sobre as imagens usando palavras simples.
  • Use palavras que descrevam emoções e sentimentos.
  • Faça perguntas simples.
  • Brinque com blocos, quebra cabeças simples, bolas e brinquedos que ensinem causa e efeito e resolução de problemas.
  • Presenteie ele com brinquedos que estimulem o faz de conta.
  • Brinque com bola para ensinar a chutar, rolar e jogar.
  • Estimule ele a utilizar copo e talheres, não se importe com a sujeira.
  • Brinque com bolhas de sabão e faça ele estourar.
  • Ensine seu filho a não bater, morder ou machucar outro pessoas ou animais de estimação.
  • Seu filho pode deixar de ser independente e voltar a se agarrar em vocês; isto é normal.
  • Se tem dois ou mais filhos, passe um tempo em separado com cada criança.
  • Treinamento para saída das fraldas
    • Sinais de prontidão:
      • Permanecer seco por 2 horas.
      • Saber se está molhado ou seco.
      • Ser capaz de levantar a abaixar a calça.
      • Estar disposto a aprender.
      • Saber reconhecer se ele vai evacuar ou fazer xixi.
    • Leia livros sobre o tema para seu filho.
    • Leve seu filho como acompanhante ao banheiro.
    • Parabenize seu filho se ele sentar no penico ou no redutor de assento.
    • Leve seu filho para escolher roupas íntimas.
  • Abordagem no comportamento:
    • Defina limites que são importantes para você e oriente todos os cuidadores.
    • Seja consistente na postura com seu filho.
    • Se aplicar castigos, faça de curta duração.
    • Diga ao seu filho de forma simples o que ela fez de errado.
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SEGURANÇA

 

  • Mova os móveis para longe das janelas.
  • Ajude seu filho quando ele estiver na escada.
  • Ao sair da garagem fique atento no seu filho para que ele não seja atropelado.
  • Evite queimaduras mantendo líquidos quentes, fósforos, isqueiros e o fogão longe de seu filho.[/learn_more]