Orientação 6 meses

botao.png

CRESCIMENTO

 

  • Nessa idade os bebês habitualmente dobraram o peso de nascimento e cresceram aproximadamente 15cm.
  • A partir de agora o crescimento vai desacelerar um pouco
botao.png

ALIMENTAÇÃO

  • Nessa idade iniciamos a introdução de alimentos complementares. Mas, o leite materno e a fórmula infantil ainda têm um papel relevante da nutrição do bebê.
  • Se em uso de fórmula, lembre-se de modificar para fórmula de seguimento (número 2).
  • Vide orientações mais específicas em anexo abaixo.

 

botao.png

 

VACINAS

 

  • Mantenha as vacinas atualizadas.
  • Discutimos as diferenças entre as vacinas do serviço público e privado em consulta.
  • Após a aplicação de vacinas é comum o bebê apresentar dor no local, febre e mais sonolência.
  • Se estiver com dor ou febre pela aplicação das vacinas pode ser utilizado um analgésico.
botao.png

DESENVOLVIMENTO E ESTÍMULO - O QUE A MAIORIA DOS BEBÊS REALIZA AOS 6 MESES

 

  • SOCIAL E EMOCIONAL
    • O bebê nessa idade é capaz de reconhecer rosto familiar e sabe identificar uma pessoa estranha.
    • Gosta de brincar com os outros em especial com os pais.
    • Responde adequadamente a demonstração emocional dos outros e sempre aparenta estar feliz.
    • Gosta de se olhar no espelho.
  • LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
    • O bebê responde a sons fazendo barulhos.
    • Responde quando chamado pelo próprio nome.
    • Emite sons para demonstrar alegria e desprazer.
    • Nessa idade inicia a emissão de consoantes – repete com frequência os sons “m” e “b”.
  • COGNITIVO (APRENDIZAGEM/SOLUÇÃO DE PROBLEMAS)
    • O bebê consegue olhar ao redor.
    • Traz objetos para a boca.
    • Demonstra curiosidade pelas coisas e tenta buscar objetos que estão fora do alcance.
    • É capaz de transferir objetos de uma mão para a outra.
  • DESENVOLVIMENTO MOTOR
    • O bebê é capaz de rolar nas duas direções.
    • Aprende a sentar sem apoio.
    • Quando colocado de pé suporta seu peso nas pernas e gosta de balançar.
    • Balança para trás e para frente e pode engatinhar para trás antes de aprender a ir para frente.

 

botao.png

COMO ESTIMULAR MEU BEBÊ

 

  • Brinque com seu filho no chão todos os dias.
  • Aprenda a reconhecer o humor do seu filho, se ele esta feliz continue a brincadeira, se demonstrar aborrecimento interrompa e o console.
  • Use de reciprocidade quando estiver brincando com ele, se ele sorrir sorria de volta, se emitir sons copie o barulho.
  • Repita os sons que seu filho faz e tente fazer palavras simples de som similar, por exemplo “mã” = mamãe.
  • Leia livros para seu filho, elogie quando ele “ler” junto.
  • Quando ele olhar para algum objeto aponte para o mesmo e converse sobre ele.
  • Quando ele jogar ou derrubar um brinquedo pegue e devolva para ele. É um bom exercício para aprender causa e efeito.
  • Aponte para os objetos e os nomeie.

 

botao.png

SEGURANÇA

 

  • Lembre-se de manter o bebê de costas para dormir, mas se ele aprender a rolar e se virar não precisa ficar reposicionando o bebê ao longo da noite.
  • Cuidado com objetos soltos e tecidos que possam aumentar o risco de sufocamento.
  • Cuidado com brinquedos, pequenos objetos, balões e sacolas plásticas que possam causar sufocamento.
  • Quando utilizar o cadeirão, lembre-se de prender o cinto.
  • Não o deixe na banheira sem supervisão, mesmo que ele já fique bem sentado.
  • Lembre-se da segurança no transporte. Seu bebê deve ser transportado de costas preso na cadeirinha com o cinto de segurança.

 

botao.png

ANEXO - ALIMENTAÇÃO

 

  • A iniciação alimentar ocorre nessa fase, mas precisamos estar atentos para sinais de aptidão:
    • Bom controle de força da cabeça e do pescoço.
    • Consegue se manter sentado com apoio.
    • Abre a boca para receber o alimento oferecido na colher.
    • Demonstra interesse nos alimentos que estamos ingerindo.
  • Inicie um alimento por vez. Observe sinais de tolerância, alergia e o efeito sobre o intestino.
  • Não force a alimentação ou use de artifícios para fazê-lo ingerir uma maior quantidade.
  • Acostume a criança a comer sentada, fazendo pausa para a mastigação.
  • Incentive as refeições em família. Quando puder, toda a família deve comer junta.
  • Lembre-se de oferecer uma boa variedade de alimentos saudáveis.
  • Muitas vezes são necessárias exposições repetidas (10-15X) ao mesmo alimento até o bebê se acostumar e passar a gostar de comer.
  • Respeite os sinais de saciedade: virar a cabeça, se jogar para trás e negar a abrir a boca.
  • Todos os alimentos podem ser ofertados. E as mais novas evidências apontam para uma maior tolerância alimentar quando são iniciados precocemente.
  • Os únicos alimentos que devem ser evitados são aqueles que aumentam o risco de engasgo e sufocamento. Também o mel não deve ser oferecido antes de 1 ano.
  • No preparo dos alimentos evite o uso de sal e açucar.
  • Evite a oferta de sucos. Dê preferência por frutas “ in natura”.
  • Ofereça água nos intervalos das refeições.

 

 

botao.png

 

ANEXO - ALIMENTAÇÃO - PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

 

Quando devo iniciar os alimentos sólidos?

 

R: O melhor momento para a introdução alimentar é quanto a criança atingiu maturidade digestiva e está pronta do ponto de vista neurológico para receber os alimentos sólidos. Portanto, o momento é único para cada criança e deve ser pensado considerando as demandas familiares e o desenvolvimento infantil.

Condição ideal: aleitamento materno exclusivo até 6 meses com introdução de alimentos complementares no 6 mês.

Momento oportuno: Existe um momento ótimo para a introdução dos alimentos com menor risco de desenvolver alergias alimentares. A introducão precoce de alimentos pode aumentar o risco de eventos alérgicos. Por exemplo, o risco de desenvolvimento de doença celíaca eleva-se com a introdução de glúten antes dos 3 meses de idade ou após os 7 meses em indivíduos geneticamente predispostos. A introdução muito precoce ou tardia pode, também, estar associada com risco elevado de diabetes tipo 1

 

Quais os alimentos mais adequados e em que ordem devo oferecê-los?

 

R: Para a maioria dos bebês não importa a ordem de introdução dos alimentos. Há uma grande influência cultural nessa decisão. Estamos acostumados a iniciar com as frutas e gradualmente introduzir os demais grupos alimentares. No entanto, não há nenhuma evidência médica de que a introdução de alimentos sólidos em qualquer ordem particular tenha vantagens para o seu bebê. Os alimentos devem ser introduzidos gradualmente enquanto o bebê continua a receber refeições lácteas (aleitamento materno ou fórmula).

Retardar a introdução dos alimentos não protege a criança do desenvolvimento de doenças alérgicas, e, em certas situações, pode até mesmo aumentar este risco.

Nas crianças com histórico alérgico ofereça um alimento novo de cada vez, e espere pelo menos 2 a 3 dias antes de iniciar outro. Em cada nova introdução alimentar pode ocorrer reações alérgicas, tais como diarreia, erupção cutânea, ou vomitos. Se alguma destas situações ocorrer, pare de oferecer o alimento e nos avise.

 

Qual deve ser a composição do cardápio?

 

R: A refeição deve conter pelo menos um alimento de cada um dos seguintes grupos:

 

Grupos Alimentares:

  • Cereais  ou tubérculos;
  • Leguminosas;
  • Carnes;
  • Hortaliças (verduras e legumes).

 

Cereais - Sementes ou grãos comestíveis das gramíneas (trigo, arroz, milho, aveia, cevada e centeio

Tubérculos - Caules curtos e grossos, ricos em carboidratos. (batata, mandioca, cará e inhame)

Leguminosas - São grãos contidos em vagens (feijão, lentilha, grão de bico, soja, ervilha)

Legumes - Vegetais cuja parte comestível não são folhas (cenoura, beterraba, abóbora, chuchu, vagem, berinjela e pimentão)

Verduras -Vegetais cuja parte comestível são as folhas. (agrião, alface,espinafre, acelga, almeirão, couve, repolho, rúcula e escarola)

 

A ingesta excessiva de sódio por lactentes está associada com o desenvolvimento de hipertensão arterial. A exposição precoce ao sal pode promover um maior consumo na vida adulta. O sal não deve ser adicionado aos alimentos durante o preparo.

 

Em qual  consistência devo preparar os alimentos?

 

R: Os alimentos devem ser preparados na consistência adequada para a fase de desenvolvimento da criança. Inicialmente são oferecidos alimentos na consistência pastosa/semi-sólida e gradualmente devem ser oferecidos pedaços maiores até atingir a mesma consistência dos alimentos consumidos pela família (em torno dos 11/12 meses de idade).

A comida deve ser amassada, sem liquidificar, para que as fibras dos alimentos sejam aproveitadas e fique na consistência de purê. A carne deve ser cozida, amassada e picada ou desfiada.

Nas primeiras refeições, não se surpreenda se a maior parte da comida acabar no rosto e mãos do bebê. Aumente a quantidade de forma gradual assim que ele aprender a engolir os sólidos.

Nas primeiras refeições podem ser misturados os componentes para facilitar a aceitação.

Não force a alimentação se ele chora ou se afasta quando você oferece a comida. Lembre-se que ele ainda recebe a maior parte dos nutrientes através do leite.

Gradualmente, com a melhora da aceitação, separe os alimentos e ofereça individualmente um a um para que o bebê possa aprender a desenvolver preferências e paladares diversos.

Aos 6 meses, os dentes estão próximos às gengivas, o que as torna endurecidas, de tal forma que auxiliam a triturar os alimentos.

 

É necessário oferecer água?

 

R:  É importante oferecer água a partir da introdução da alimentação complementar.

Na maior parte das vezes o bebê é capaz de regular sua ingesta de água. Mas a água deve ser oferecida regularmente.

A quantidade de água necessária é variável com média de (incluindo leite materno, fórmula e demais alimentos):

 

0 a 6 meses – 700ml

7 a 12 meses – 800ml

 

O que é “baby led weaning” (BLW)? Posso aplicá-lo?

 

R: O BLW é um método de introdução alimentar na forma de sólidos de verdade e não de papinhas. A idéia é dar ao bebê o alimento em pedaços grandes para que ele possa agarrá-lo para lamber, chupar e comer o quanto quiser.

Não existe certo e errado na introdução alimentar desde que se respeite as habilidades motoras da criança, que pode e deve ter o controle total desse processo.

Deve-se evitar os extremos, dar autonomia demais ou de menos pode ser prejudicial ao desenvolvimento.

Certifique-se de que o alimento é macio e fácil de engolir. Corte em pedaços pequenos.

 

É comum mudar as características das fezes após a introducão alimentar?

 

R: As fezes tornam-se mais sólidas e com mudanças na cor. Por causa da presença de açúcares e gorduras, elas terão um odor muito mais forte.

A coloração das fezes pode ser influenciada pelos alimentos

Resíduos alimentares mal digeridos podem estar presentes

A escolha dos componentes da dieta pode ser uma ferramenta útil para ajustar a consistência das fezes

Se as fezes são extremamente líquidas e com excesso de muco pode ser um sinal de inflamação intestinal. Assim como na presença de sangue. Nessa situação devemos ser avisados.